Palestras, cursos e consultorias



Consultorias de João Amato Neto

As consultorias são prestadas pela J.A. Consultores Associados, empresa com mais de uma década de atuação no mercado, regularmente contratada por organizações de grande porte e instituições de ensino, como a Fundação Vanzolini (POLI-USP) e a Fundação Instituto de Administração (FIA).

Palestras de João Amato Neto
Todos temas a seguir (e outros, a combinar) podem ser organizados na forma de palestras ou cursos, abertos ou in company, conforme a demanda do cliente.


1. Gestão sustentável

A sustentabilidade por toda a empresa, como estratégia transversal e vantagem competitiva perene. Uma gestão sustentável é capaz de integrar uma série de setores e departamentos, das finanças e do marketing aos recursos humanos, à pesquisa e à inovação, abrindo-se para a sociedade na busca da competição baseada em novos patamares de consumo e produção de bens e serviços. Diversos conceitos são abordados com vistas a implementar um novo paradigma de gestão: ecoinovação, ecoeficiência, sustentabilidade na cadeia produtiva (green supply chain management), logística reversa, avaliação do ciclo de vida (ACV), produção mais limpa, ecobussiness e mercados verdes, entre outros. Especificamente sobre o tema da produção e gestão da sustentabilidade, João Amato Neto já apresentou e publicou artigos em anais e periódicos científicos de Portugal, Inglaterra, França, Estados Unidos e Brasil.

2. A estratégia das redes de cooperação: cooperar para competir

Um dos pioneiros no estudo do tema das redes de cooperação no Brasil traz para suas palestras o resultado de décadas de pesquisas sobre o tema financiadas por diversas instituições nacionais e internacionais, como União Europeia, FAPESP, FIESP e Booz Allen. O enfoque das redes de cooperação produtiva como estratégia de competição empresarial pode ser adaptado às mais diversas organizações, públicas, privadas e do terceiro setor. O capital cultural, a formação de alianças estratégias, dos arranjos produtivos locais de pequenas e médias empresas às redes de fornecedores globais, e às redes virtuais de pesquisa e inovação são fatores determinantes na estruturação de parcerias nas quais a economia dos custos de transação e a formação de eficiências coletivas são claras. Confira artigo do palestrante no International Journal of Entrepreneurship and Small Business.

3. Parcerias para o sucesso e arranjos locais

Os arranjos cooperativos, os clusters regionais, os arranjos produtivos locais (APLs) e os sistemas locais de produção e inovação (SLPIs) são formas organizacionais que envolvem empresas, governos e instituições do terceiro setor. O palestrante é um dos pioneiros no estudo do tema no Brasil, há duas décadas, e enfoca o desenvolvimento dessas aglomerações como política de desenvolvimento local e geração de renda e como estratégia de desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Confira artigo do palestrante no International Journal of Entrepreneurship and SmallBusiness.

4. Gestão de fornecedores classe mundial: redes, sustentabilidade e virtualidade (e-supply chain management)

Professor convidado de Supply Chain Management no International Master in Industrial Engineering, no Politecnico di Milano, Italia, o palestrante tem pesquisado o tema há mais de duas décadas e sobre ele publicado em diversos países, bem como vem coordenando cursos e consultorias para grandes empresas dos diversos setores econômicos. Sobre o tema, publicou artigo no prestiago Journal of Networking and Virtual Organizations. Nesta palestra, o foco são as mais avançadas formas de gestão da cadeia de valor e de suprimentos: 1) as redes de fornecimento, que implicam a subcontratação em nível local ou global (globalsourcing); 2) a gestão sustentável da cadeia de suprimentos (green supply chain management); 3) a gestão virtual da cadeia de suprimento e a presença de organizações e empresas virtuais (e supply chain management / ebusiness). Confira artigo do palestranteno International Journal of Networking andVirtual Organisations.

5. Inovação: paradigmas e estratégias de sucesso

A partir do estudo da inovação tanto em pequenas empresas localizadas em sistemas locais de produção e inovação (SLPIs) quanto em grandes empresas dos setores automobilístico, aeronáutico, de semicondutores e TV digital, o palestrante desenvolve uma abordagem da economia da inovação e das formas organizacionais de reforço à inovação, como as redes de cooperação com instituições científicas e tecnológicas. O clima organizacional propício à inovação, suas novas formas, como a ecoinovação, dentre outros temas, são aprofundados com a expertise de quem já coordenou grandes projetos de pesquisa para empresas (como a Rede Globo e a Booz Allen Consunting) e instituições de pesquisa (como FINEP e BNDES). Confira artigos do palestrante no  International Journal of Innovation and Technology Management e no  International Journal ofTechnology Marketing.

6. Empreendedorismo em rede e ecoempreendedorismo

A formação de redes de cooperação produtiva permite às pequenas empresas ocuparem novos nichos de mercado com vantagens estratégicas em termos de custos, riscos e alocação de competências. Das redes virtuais globais aos sistemas locais de produção e inovação (SLPIs), são muitas as estratégias organizacionais que permitem a geração de novos negócios, notadamente em setores emergentes, como a logística reversa e a produção de bens e serviços ambientalmente qualificados. Confira artigo do palestrante no  International Journal of Entrepreneurship and Small Business.

7. Podemos aprender as alegrias do trabalho?

Além da experiência acadêmica internacional e de três décadas lecionadas na Universidade de São Paulo (USP), inclusive em funções de direção, o palestrante acumula uma longa experiência dentro do mundo corporativo, seja na gerência da produção, seja na assessoria econômica ou, ainda, em consultorias sobre diversas áreas da gestão. Essa experiência, conjugada a reflexões sobre a psicodinâmica do trabalho, a ergonomia, a sustentabilidade e a criatividade, permite um desenho vivo das dificuldades na gestão com pessoas (motivação, liderança, trabalho em equipe, clima organizacional, gestão participativa) nas empresas com diferentes perfis organizacionais.


8. Qualidade: do cotidiano empresarial ao resultado para o cliente

Consultor de grandes empresas em políticas de qualidade e pesquisador do tema há duas décadas, o palestrante realizou qualificação no Japão, em 1990, sobre os métodos japoneses de gestão e foi professor convidado de Quality Management no International Master in Industrial Engineering, no Politecnico di Milano, Italia. A abordagem da qualidade requer a conjugação da dimensão interna dos processos de criação e produção de bens e serviços com a visão do cliente. A qualidade em serviços e a qualidade em produtos demanda formas de gestão continuada e transdepartamental, conjugando-se à inovação e à certificação para o fornecimento a outras empresas na cadeia de suprimentos.

9. Da qualidade à sustentabilidade: a mudança dos paradigmas de gestão

A sustentabilidade é a nova qualidade. Não obstante continuem relevantes, os métodos e conceitos de gestão da qualidade necessitam ser atualizados e qualificados ambientalmente. Da busca da qualidade por toda a empresa precisamos saltar qualitativamente para a busca da sustentabilidade por toda a empresa e para todas as empresas de uma mesma cadeia de valor. A expertise internacional do palestrante em ambos os temas (qualidade e sustentabilidade) permite um desenho eficaz das mudanças demandadas para a gestão sustentável.